Da Asia de João de Barros e de Diogo de Couto, Volume 15

Capa
Na Regia officina typografica, 1781
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 400 - ... lhes dar, e quando tornou com algumas frutas bravas, achou já hum dos meninos morto, e Dona Leonor como pasmada com os olhos nelle, e com o outro no collo. Elle...
Página 270 - Gama.» (Parte 2.' liv. rx, pp. 257-263). d) Cap. VIII — «Do que aconteceo ao homem que levou o recado do cerco de Malaca: e de como Gil Fernandes de Carvalho, que estava em...
Página 401 - Elle pondo os olhos fitos nella, e no menino morto, ficou assim hum pequeno espaço sem fal160. lar cousa alguma: passado elle fez huma cova na aréa, e por sua mão o enterrou, lançando-lhe a derradeira benção. Feito isto, tornou-se ao mato a buscar mais frutas pera a mulher, e pera o outro menino, e quando tornou achou ambos falecidos, e sinco escravas suas sobre os corpos com 165.
Página 401 - ... mulher, com o rosto sobre huma mão, e os olhos nella, e assim esteve espaço de meia hora, sem chorar, nem dizer palavra. Passado aquelle 170.
Página 63 - Fernando nunca mais o viram fem achaques ; e fobre iffo era homem , que tratava mal fua peíToa nos regalos delia , porque o feu comer foi fempre muito moderado , eo feu dormir pouco , e os trabalhos que tinha levados na guerra ,- foram muitos , e muito grandes , e em fim todas eftascoufas o traziam mui fraco, e debilitado.
Página 257 - Gama.» (Parte 2, liv. rx, pp. 250-257). c) Cap. VI — «De como os Reys da liga desembarcaram em Malaca, e ganharam as povoações de fora, e queimaram as naos que estavam no porto: e do que fez o Capitão Dom Pedro da Silva da Gama.
Página 278 - ... cadeira q tinha na ramada para ir toldar, se assentou nella João Cabral (q era o Senhor do Cafre q tomou o jao) e disse: Quero agora ser Capitão; e pondo a perna por sima do braço da cadeira, veio huma bombarda dos inimigos, eo tomou por ella, q logo o matou. Estando hum homem commungando, virando-se o Padre pera lhe lançar a benção, depois de ter recebido o Senhor, entrou pela porta da Igreja hum pelouro daqlla peça q D. Garcia quiz defender, e sobre q morreo, e deo nas costas ao homem,...
Página 68 - India ; e não taparem as bocas tanto a todos, como depois alguns fizeram, que os não deixavam comer, sendo a tenção de EIRei que se fartem em seus cargos, (como EIRey D.
Página 237 - Governadores da índia os primeiros a que os homens não perdoam coufa alguma, notandolhes ainda coufas que nunca fizeram. O tempo do feu governo foi notado por hum dos melhores da índia ; e tanto , que andando Antonio Moniz Barreto...
Página 78 - Goa com grandes folemnidades j eo Governador defpedio hum Embaixador pera ir á Corte de EIRey a vellas jurar, e tomar entrega do Embaixador, ePortuguezef.

Informações bibliográficas