Imagens da página
PDF
ePub
[graphic][subsumed][merged small]
[graphic][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed]
[graphic][ocr errors][ocr errors][ocr errors]
[graphic][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed][subsumed]

6

da nossa patria. Arrebata o governo das mãos de sua mãe o joven fundador da monarchia na batalha, que vence, de Valdevez, sem o que outra poderia ser a sorte da erecção da monarchia; uma lenda miraculosa inflamma os seus soldados e os que lhes succedem, e apoz uma batalha é acclamado Rei e confirmado pelo Papa. Progride gradualmente a conquista executada por soberanos guerreiros; abordam ás nossas praias accidentalmente as esquadras que iam para a Terra Santa e auxiliam-nos na expugnação das terras mais poderosas dos Mouros, como Lisboa, Alcacer do Sal e Silves; os monges militares do Templo, Santo Sepulchro, S. Thiago, Aviz, com a cruz do Cruzado no hombro que communica um valor magnetico aos punhos de soldados invenciveis, golpeiam, derrubam com suas espadas valerosas os mouros e pisam com as ferraduras dos seus cavallos as luas Sarracenas, sacudindo de todo os filhos de Agar dos Reinos de Portugal e Algarve que fogem para Granada ou para a Africa, ficando o solo Portuguez libertado muitos annos antes que os expulsassem do seu os Castelhanos.

A Reis conquistadores succede como providencialmente um D. Diniz, o Rei agricultor, intelligente e predestinado para preparar mais ousados atrevimentos e alargar a area de elementos os mais vitaes e precoces de civilisação. Pela protecção ao que hoje chamamos interesses materiaes, fortalece a nação; levanta castellos, faz surgir villas, povôa charnecas. Rei sabio, poeta, faz mais; pelas sciencias e pelas lettras dá alma ao corpo social. Com o auxilio pecuniario e conselho dos abbades de Alcobaça, Santo Agostinho, S. Bento e reitores de diversas egrejas seculares do reino funda a Universidade de Lisboa, hoje de Coimbra, onde pela primeira vez os seus

1 Veja-se a Bulla de Nicolau IV, De Statu regni (9 de Agosto 1290), aos mestres e estudantes de Lisboa. Archivo Nacional da Torre do Tombo, Maço 12.o, n.o 2, da Collecção de Bullas.

« AnteriorContinuar »