Revista trimensal de historia e geographia, ou, Jornal do Instituto Historico e Geographico Brazileiro, Volume 12

Capa
J.M. Nunes Garcia, 1874
0 Resenhas
As avaliações não são verificadas, mas o Google confere e remove conteúdo falso quando ele é identificado
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 21 - E este alvará se cumprirá inteiramente, "como nelle se contem; e valerá, posto que seu effeito "haja de durar mais de um anno, sem embargo da ordenação do livro 2, tit.
Página 24 - ... que pretendem ter com declaração que se algum morador da dita villa ou qualquer outra pessoa que tiver alguma cousa sua, assim movei como de raiz, que pertença a elles ditos padres ou a seu Collegio, que contra esses occupadores e suas cousas poderão em particular requerer seu direito e justiça, como lhes parecer.
Página 265 - Brasil; vastíssima região, felicíssimo terreno, em cuja superfície tudo são frutos, em cujo centro tudo são tesouros, em cujas montanhas, e costas tudo são aromas; tributando os seus campos o mais útil alimento, as suas minas o mais fino ouro, os seus troncos o mais suave bálsamo, e os seus mares o âmbar mais seleto: admirável país, a todas as luzes rico...
Página 120 - Ama a gente assisada A honra, a vida, o cabedal tão pouco, Que ponha uma acção destas Nas mãos d'um pobre, sem respeito, e louco?
Página 125 - Marília, em que o sol já se tem posto; vem-me à memória que nelas 256 via à janela o teu rosto; reclino na mão a face, e entro de novo a chorar. Diz-me Cupido: — Já basta, já basta, Dirceu, de pranto; em obséquio de Marília vai erguer teu doce canto.
Página 13 - Senhora, se poz. a si o nome da mãe de Deus ; e tal como este vem a ser todos os doutrinados pelos reverendos padres da Companhia: e assim, invicto Rei e Senhor, que este é o fructo que os vassallos de VM tiram dos índios e gentio estarem em suas colónias e aldeãs doutrinados pelos ditos reverendos padres.
Página 126 - Marília, a masmorra Inda mais triste e mais feia. Nem mais canto, nem mais posso Uma só palavra dar. Diz-me Cupido: São horas De escrever-se o que está feito.
Página 22 - Eu el-rei faço saber aos que este meu alvará virem, que tendo respeito ao que me representou...
Página 26 - ... composição faltasse algum ponto de direito, clausula ou solemnidade alguma por declarar, que as haviam aqui todas por propostas, expressas e declaradas, de que mandaram fazer esta escriptura, n'este livro dos...
Página 220 - ... antigos: o desprezo com que geralmente os tratamos, o roubo continuo das suas melhores terras, os serviços a que os sujeitamos, pagando-lhes pequenos ou nenhuns...

Informações bibliográficas