Revisão Sistemática da Literatura: Contributo para Um Novo Paradigma Investigativo

Capa
CG Publisher, 1 de jan. de 2019 - 122 páginas

Metodologia e Procedimentos na área das Ciências da Educação
Aplicação prática aos temas desenvolvimento profissional docente e inovação educativa com tecnologias digitais
Nesta obra, o autor apresenta uma nova metodologia de revisão da literatura ou do estado da arte, que designa por revisão sistemática da literatura, aplicada às Ciências da Educação.
No intuito de contribuir para que a revisão da literatura constitua um momento crucial para quem pretende fazer investigação em qualquer fase do seu percurso académico – licenciatura, mestrado, doutoramento – ou tão-somente escrever um artigo científico, consideramos necessário desenvolver um modelo.
Este livro descreve assim o processo de revisão sistemática da literatura como uma metodologia de pesquisa com rigor científico e de grande transparência, cujo objetivo passa por garantir a qualidade das fontes, desde logo pela definição de uma equação de pesquisa, de critérios de inclusão e exclusão, aplicada às temáticas do desenvolvimento profissional docente, inovação educativa e multiliteracias. Desta forma, o leitor poderá desenvolver o seu próprio protocolo de revisão sistemática da literatura. 

 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Conteúdo

Prefácio
9
PARTE 2
29
Notas Finais
103
Direitos autorais

Sobre o autor (2019)

Doutorado em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde desenvolve a sua investigação e lecionou na área da formação inicial de professores. É mestre em Literatura Portuguesa pela mesma universidade e licenciado em Humanidades. Obteve o Diploma de Estudos Avançados em Políticas Educativas pela Universidade de Salamanca. Concluiu o curso de Pós-gradução em Gestão de Bibliotecas Escolares. Participou no curso a distância Systematic Reviews for Policy and Practice do Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Foi professor de latim e leciona Português no Ensino Básico e Secundário. Iniciou o projeto de Pós-doutoramento no domínio da leitura digital. É formador acreditado pelo CCFCP. Tem participado em eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas. É investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Informações bibliográficas