A mocidade de D. João V: comedia-drama em 5 actos

Capa
Typ. do Panorama, 1856 - 159 páginas
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 115 - Perdoe vossa magestade se cuidei que os argelinos não capttvavam em Lisboa !... Levantarei as mãos a Deus se Elle permittir que dentro mesmo de um estado catholico eu alcance a coroa do martyrio... Aqui, ou em Tunes, desde que se padece pela verdade, tudo é servir a Christo, e confessar a sua fé.
Página 115 - ... que estavamos tratando de potencia a potencia, e que v. paternidade era o mais poderoso... » — « E nao se enganava, senäo em urna coisa, senhor ! >• respondeu o italiano com o mesmo semblante serio e placido.
Página 35 - Joíio, pobre amava-te ! Mechanico, adorava-te ! Sem parentes nem riqueza, queria-te com igual extremo. O meu amor te serviria de pae, de nome, e de nobreza...
Página 49 - Sorrindo, e fugindo com os dedos, tiraste á pressa a tua memoria de ouro, e deste-m'a em penhor.
Página 97 - Como quer que esqueça, se o meu coração não sabe e não diz outro nome? Se a alma não está comigo, mas com ella ? PADRE VENTORA.
Página 97 - E a mim quem me acompanha, quem me esforça, e me ha de cerrar os olhos com ternura e amizade? Julga que não sei os tormentos da saudade, e que não ouvi dentro do peito os mesmos gritos da paixão...
Página 98 - Companhia, só ficará o espírito comnoseo, porque por mais que faça não pôde tornal-o pequeno... Assim mesmo com o coração captivo ea alma longe de nós, espero que se a Companhia o chamar... JERONYMO. Ainda que Thereza me pedisse de joelhos... PADRE YENTUBA. Não diga palavras temerarias. Se cila mandasse, ficava ! O escravo não pôde dizer: «eu farei.
Página 115 - Nesse caso dou ao céu as graças por ser de dias apenas a minha estada aqui ; escusam os meus olhos de se encherem de lagrimas, eo meu coração de magua, vendo um reinado, que principia por onde acabaram os mais detestados e cruéis.

Informações bibliográficas