Patativa do Assaré: a trajetória de um canto

Capa
Escrituras, 2003 - 313 páginas

 2009 – Centenário de nascimento de Patativa do Assaré, que nasceu em 5 de março de 1909


Patativa do Assaré é o nome do poeta. Antônio Gonçalves da Silva, o nome de batismo. O lugar, a Serra de Santana, situada a18 quilômetrosdo município cearense de Assaré. A data, 5 de março de 1909. O cenário, o sertão cearense, portal que liga o oásis do Cariri à sequidão dos Inhamuns. O evento, o nascimento de um dos maiores poetas do Brasil. A singularidade: a associação do canto mavioso do pássaro com a ode performática do poeta.


Patativa do Assaré: a trajetória de um canto (selo Escrituras) trata-se de uma densa reflexão sobre o significado de sua vida e de sua obra. O autor faz um trabalho investigativo da obra de Patativa, comparando os elementos sociais que o circundam (seca, miséria, sertão, etc.) com as escolhas estéticas em sua obra, construindo uma importante biografia do poeta.


No primeiro capítulo, são mostradas as etapas da pesquisa realizada durante alguns anos, os caminhos das “descobertas”, partindo depois para um apanhado de sua história, rico em relatos do próprio poeta, biografias e documentos. No segundo capítulo fica clara a condição do homem Patativa do Assaré, do cidadão, do agricultor, do pai.


Luiz Tadeu busca os códigos voz/letra/mídia para uma construção do signo Patativa do Assaré e, unindo-os ao olhar de pesquisador do autor, analisa a trajetória da vida e da obra do poeta nordestino. Traça, também, um paralelo entre esses códigos e a tríade Homem/poeta/mito. O terceiro capítulo é dedicado ao estudo da estrutura de sua narrativa e procura enfatizar a interseção dos poemas com os relatos de sua vida.


Para fechar a trajetória, o autor trata a amplificação da voz do poeta pela mídia. Os efeitos que ela proporciona na produção simbólica de Patativa. Apresenta o poeta lido, ouvido e cantado. O Patativa deixa de ser do Assaré para ser do mundo.

De dentro do livro

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Conteúdo

Introdução
7
primeiras impressões
17
a dimensão do homem
93
Direitos autorais

4 outras seções não mostradas

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas