Actas do Congresso. Theses apresentadas á 1a-9a Secção, Volume 1

Capa
Imprensa Nacional, 1915
0 Resenhas
As avaliações não são verificadas, mas o Google confere e remove conteúdo falso quando ele é identificado
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 209 - João, por graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, daquem e dalém Mar, em África, Senhor de Guiné, e da Conquista, Navegação, Commercio de Ethiopia, Arábia, Pérsia, e da índia, etc.
Página 938 - Janeiro aos treze dias do mez de dezembro do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e sessenta e quatro.
Página 193 - Piratininga e repartiu a gente nestas duas vilas e fez nelas oficiais e pôs tudo em boa obra de justiça de que a gente toda tomou muita consolação com verem povoar vilas e ter leis e sacrifícios e celebrar matrimónios e viverem em comunicação das artes e ser cada um senhor do seu e vestir as injúrias particulares e ter todos os outros bens da vida segura e conversável" (transcrição, atualizada, extraída da "História da Colonização Portuguesa no Brasil").
Página 369 - Os clerigos desta terra têm mais officio de demonios que de clerigos ; porque, além de seu mau exemplo, e costumes, querem contrariar a doutrina de Christo, e dizem publicamente aos homens que lhes é licito estar em peccado com suas negras, pois que são suas escravas ; e que podem ter os salteados, * pois que são cães, e outras coisas semelhantes, por escusar seus peccados e abominações.
Página 960 - Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nella se contém. O secretario desta Província a faça imprimir, publicar e correr.
Página 959 - Janeiro, aos seis dias do mez de Setembro do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e cincoenta e nove.
Página 630 - ... das povoações que estiverem ao longo da costa da dita terra e dos rios que se navegarem, porque por dentro da terra firme, pelo sertão, as não poderão fazer menos espaço de seis léguas...
Página 189 - ... casa da índia, para nella pagarem os direitos de quarto e vintena, eo mais que a isso forem obrigados, na forma que costumam pagar todas as fazendas...
Página 196 - A Capitania da Bahia, doada a Francisco Pereira Coutinho, se estendia até o grande Rio de S. Francisco; além estava a de Pernambuco, adjudicada a Duarte Coelho, e que contava sessenta léguas até o Rio Iguaraçu, junto ao qual Pero Lopes possuía terceiro lote de trinta léguas, formando sua capitania de Itamaracá, até a baía da Traição.
Página 243 - Irmãos, que ajudem, porque a mim devem-me já ter por morto, porque ao presente fico deitando muito sangue pela boca. O médico de cá ora diz que é veia quebrada, ora que é do peito, ora que pode ser da cabeça : seja donde for, eu o que mais sinto é ver a febre ir-me gastando pouco a pouco (25).