O engenhoso fidalgo dom Quixote de la Mancha, Volume 5

Capa
Typografia rollandiana, 1794
 

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 290 - Dulcinea del Toboso, Del alma en la tabla rasa Tengo pintada de modo, Que es imposible borrarla.
Página 253 - ... sempre ouviu dizer que mais sabe o tolo no seu, que o avisado no alheio. — Isso não, Sancho — respondeu D. Quixote *—- o tolo nada sabe, nem no seu, nem no alheio, porque no cimento da tolice não ^assenta nenhum edifício discreto ; e deixemos isto, Sancho, que, se mal governares, será tua a culpa, e minha a vergonha ; mas consolo-me, que fiz o que devia, aconselhando-te com a verdade ea discrição que pude; com isto cumpro a minha obrigação ea minha promessa; Deus te guie, Sancho,...
Página 161 - Quijote, De la Mancha esplendor, de España estrella. Que para recobrar su estado primo La sin par Dulcinea del Toboso Es menester que Sancho, tu escudero, Se dé tres mil azotes y trecientos En ambas sus valientes posaderas, Al aire descubiertas, y de modo Que le escuezan, le amarguen y le enfaden.
Página 242 - Se alguma mulher formosa vier a pedir-te justiça , tira os olhos das suas lágrimas , e naõ ouças os seus gemidos : considera de vagar a substancia do que péde , senao queres que a razao se te allucine com o seu pranto , e com seus suspiros a tua bondade. Ao que houveres de castigar com obras, naõ maltrates de palavras ; pois assaz, he para o desgraçado a pena do supplicio sem o accrescimo dos improperios.
Página 240 - Se enviuvares , o que bem pode acontecer-te , e por via do teu emprego melhorares de consorte , naõ a tomes tal que te sirva de anzol , e canna de pescar ; pois de véras te digo que de tudo quanto a mulher do Juiz receber , dará conta o marido na residencia universal , em que pagará na morte quatro vezes em dobro aquellas cousas ; de que não fez caso na vida.
Página 236 - Sancho junto a elle , e com voz muito socegada lhe disse : Infinitas graças dou ao Ceo , amigo Sancho , por teres primeiro que eu encontrado boa fortuna. Na minha prospera ventura assentava eu ter com que pagar-te os teus serviços ; mas vejo.
Página 240 - Ilha, algum dos teus parentes , naõ o desprézes , nem affrontes , antes o has de acolher , agazalhar , e regalar ; pois desta maneira satisfarás o Ceo , que se praz de que ninguem despreze o que elle fez , e cumprirás com o que deves á natureza bem ordenada.
Página 241 - Se por ventura dobrares a vara da justiça , naõ seja com o pezo da dádiva , mas com o da misericordia. Quando te acontecer julgar do pleito de algum teu inimigo , esquece-te da' tua injúria , e atterrde so á verdade do caso.
Página 238 - Catao , que te quer aconselhar , e servir de nõrte , e guia , que te encaminhe , ea porto seguro te tire deste procelloso mar , em que te vás engolfar ; que os officios , e grandes cargos , nenhuma outra cousa saõ , mais que hum golfo profundo de confusões.

Informações bibliográficas