Roteiro de viagem de Vasco da Gama em mcccxcvii

Capa
Imprensa Nacional, 1861 - 180 páginas
0 Resenhas
As avaliações não são verificadas, mas o Google confere e remove conteúdo falso quando ele é identificado
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Passagens mais conhecidas

Página 24 - Coelho pera emtrar foy dar na pomta daquella ilha e quebrou o governalhó1, e asy como deu asy sayo pera o alto, e eu era alii com elle.
Página xxxviii - Manifesto é que estes descobrimentos de costas, ilhas e terras firmes não se fizeram indo a acertar; mas partiam os nossos mareantes mui ensinados e providos de instrumentos e regras de astrologia e geografia, que são as cousas de que os cosmógrafos hão de andar apercebidos. Levavam cartas mui particularmente rumadas, e não já as que os antigos usavam, que não tinham mais figurados que doze ventos, e navegavam sem agulha».
Página 100 - ... doença ; da qual nos morreram em o dito tempo trinta homes, afora outros tantos que já eram mortos, e os que navegavam em cada naoo seryam...
Página 25 - Mais nos diseram que Prestes Joham estava d'alii perto e que tinha muitas cidades ao lomgo do mar, e que os moradores dellas eram grandes mercadores e tinham grandes naoos, mas o Preste Joham estava muito dentro pello sartãoo, e que nom podiam lá ir senam em camelos: os quaees mouros traziam aquy huuns dous christãoos imdeos cativos, e estas cousas e outras muitas diziam estes mouros do que eramos tam ledos que com prazer choravamos, e rrogavamos a Deus que lhe aprouvese de nos dar saude pera...
Página 37 - ... nos fariam muita honra e que nos levariam para suas casas. E isto era dito pelo que eles desejavam de fazer, que não por ser assim.
Página 84 - Tu vayte e eses outros que hi estam contigo aos navios, e dize ao capitam que me mande eses homens que tem, e que ho padram que me mandou dizer que queria poerr em terra, que os que te levarem o tragam eo ponham, e mais que tu fiques em esta terra com a mercadaria.
Página 11 - Ao sabado vieram obra de duzemtos negros antre grandes e pequenos, e traziam obra de doze rreses antre boyes e vacas, e quatro ou cinquo carneiros, e nós como os vimos fomos loguo em terra.
Página 148 - ... como o mesmo Zambeze, e ambos vão entrar em o mar Oceano Ethiopico, trinta legoas distantes um do outro. Ao principal e de mais agua chamam rio de Luabo; o qual tambem se divide em dois braços, um d'elles se chama rio de Luabo Velho, eo outro Cuama Velha, d'onda parece que todos estes rios tomaram nome de rios de Cuama. O braço menos principal se chama rio de Quilimane ou rio dos Bons Signaes, nome que lhe poz D.
Página 22 - E ao domingo fomos ao nordeste, e quando vèo a oras de vespora vimos estar tres ylhas em o mar e eram pequenas, e as duas sam de grandes arvoredos ea outra he calva e pequena mais que as outras, e de huuma aa outra averá quatro legoas, e porque era noute vyrámos na volta do mar e de noute pasámos por ellas. E ao outro dia fomos noso caminho...
Página ix - ... associa-se no livro de Correia á candura que transparece nos seus periodos singelos uma pontualidade e naturalidade em descrever os factos, que inspiram confiança no mais subido grau.

Informações bibliográficas