Cantos populares do Brazil, colligidos pelo dr. S. Roméro, acompanhados de intr. e notas comparativas por T. Braga

Capa
Sylvio Roméro
1883
0 Resenhas
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Termos e frases comuns

Passagens mais conhecidas

Página 56 - Quem me dera estar agora Onde está meu coração, Lá no campo da saudade, Onde meus suspiros vão. Menina, minha menina, Como está tão bonitinha, No reino do céo esteja Sua mãi, sua madrinha.
Página 14 - Quem me dera estar agora Onde está o meu pensamento: De Porto Alegre para fora, De Cachoeira para dentro. Do pinheiro nasce a pinha, Da pinha nasce o pinhão, Da mulher nasce a firmeza, Do homem a ingratidão.
Página 2 - As tuas filhas, infanta, Não são damas para mi: Dá-me outra coisa, senhora, Se queres que o traga aqui.» — «Não tenho mais que te dar, Nem tu mais que me pedir.» — «Tudo, não, senhora minha, Que inda te não deste a ti.
Página 90 - Antes que o lume se apague, Na cinza fica o calor; Ainda que o amor se ausente, No coração fica a dor.
Página 281 - Foi cachaça que o matou" Igualmente antiga nos parece a modinha paulista: Mandei fazer um balaio, Para botar algodão: etc.
Página 91 - Bem montados ás estribeiras Traziam sua guilhada . Grita o Ferreira Leão ; Logo respondeu o Grinalda : — Si não podem botar no chão, Eu metto a minha guilhada . « Já respondeu o Velloso : — O Ventania é cabra zarro ; Bate com o chapéo na perna, Bote no chão, que eu amarro.
Página 105 - Conversa política entre um corcunda e um patriota: C. Deus lhe guarde, meu senhor. P. Venha com Deus, cavaleiro, Venha, logo me dizendo Se é corcunda ou brasileiro.
Página 33 - Marilia, se me não amas, Não me digas a verdade ; Finge amor, tem compaixão, Mente, ingrata, por piedade.
Página 137 - Amanhã é domingo, Pé de cachimbo; Galo monteiro Pisou na areia; A areia é fina Que dá no sino; O sino é de ouro Que dá no besouro; O besouro é de prata Que dá na mata; A mata é valente Que dá no tenente, O tenente é mofino Que dá no menino O menino é valente, Que dá em toda gente.
Página 222 - Rio : fomos recebidos do padre Ignacio Tholosa , reitor, e mais padres, e do Sr. governador, que manco de um pé com os principaes da terra veio logo á praia com muita alegria, e os da fortaleza também a mostraram com a salva de sua artilharia.

Informações bibliográficas