Investigações Filosóficas sobre Linguagem, Música e Educação: O que é isso que chamam de música?

Capa
José Estevão Moreira, 15 de dez de 2014 - 269 páginas
0 Resenhas
O que é isso que chamam de música? A questão enunciada por José Estevão Moreira é o fio condutor deste livro que vem à luz tão oportunamente, neste momento chave da educação musical no Brasil, em que ela se defronta ao desafio de sua implementação em todas as escolas brasileiras.
Por meio desta questão seminal o autor traz para o campo da música a reflexão de Wittgenstein sobre a linguagem, tomando como conceitos operacionais, sobretudo, as noções do segundo Wittgenstein, das Investigações Filosóficas, tais como os jogos de linguagem, as semelhanças de família, as formas de vida. Ou seja, adotando uma perspectiva sobre a linguagem – consequentemente, sobre a música – a partir de suas práticas.

A generosidade do autor na clareza da exposição e na fluidez do texto, assim como sua cordialidade na insistência em elucidar os conceitos fazem deste livro um instrumento precioso para o educador musical, não necessariamente familiarizado com o texto filosófico.
A problemática levantada por José Estevão traz uma contribuição importante no contexto atual de obrigatoriedade do ensino de conteúdos musicais na educação básica. Um processo dessa envergadura não pode passar ao largo de um questionamento sério e severo sobre o que é isto a que chamamos educação musical ou o que queremos dizer quando dizemos educação musical. O presente livro busca alicerçar uma concepção de educação musical atenta para a diversidade das concepções e práticas musicais que, embora tenha adesão de numerosos educadores musicais, muitas vezes carece de um assento conceitual mais denso. A reflexão nele desenvolvida contribuirá certamente para dar solidez e nutrir as práticas pedagógicas.
Trecho do Prefácio de Maya Suemi Lemos (IFHT-UERJ)

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Sobre o autor (2014)

Estevão Moreira, professor, compositor e regente. Licenciado em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi representante estadual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM - no ano de 2012. Atualmente, é professor de música e gestor cultural no Colégio Santo Inácio.

Informações bibliográficas