Sobre a China

Capa
Objetiva, 28 de mai. de 2013 - 576 páginas
Henry Kissinger, um dos mais importantes estadistas do século XX, examina episódios-chave na política externa chinesa, da era clássica aos dias atuais.

Lançando mão de relatos históricos e de suas conversas com os principais líderes chineses durante os últimos quarenta anos, Henry Kissinger examina como a China abordou a diplomacia, a estratégia e a negociação através de sua história, e reflete sobre as consequências do seu crescimento acelerado para a balança do poder no século XXI.
Durante séculos, a China raramente encontrava outras sociedades com tamanho e sofisticações comparáveis; ela era o "Império do Meio", e tratava as regiões periféricas como Estados vassalos. "Como tantos visitantes ao longo dos séculos, passei a admirar o povo chinês, sua persistência, sua sutileza, seu apego à família, bem como a cultura que os chineses representam", conta Kissinger.
Henry Kissinger esteve na China por mais de 50 vezes durante o período em que foi enviado pelo então presidente norte-americano Richard Nixon para restabelecer as ligações com o país após vinte anos sem nenhum contato.
Ao examinar episódios-chave na política externa chinesa, o autor destaca também os trabalhos da diplomacia do país durante acontecimentos cruciais - primeiros encontros entre a China e as potências europeias modernas, a formação e o colapso da aliança sino-soviética, a Guerra da Coreia, a histórica viagem de Nixon a Pequim e as reformas implementadas por Deng Xiaoping que levaram ao surgimento de uma nova potência econômica. Baseando-se em sua extensa experiência pessoal com quatro gerações de líderes chineses, Kissinger traz à vida figuras eminentes como Mao e Zhou Enlai, e revela como suas visões diferentes moldaram o destino da China moderna.

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (2013)

HENRY KISSINGER foi assessor de Segurança Nacional, secretário de Estado dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford e aconselhou muitos outros presidentes em assuntos de política internacional. Em 1973, recebeu o prêmio Nobel da Paz e a Medalha Presidencial da Liberdade, entre outros. Foi presidente da Kissinger Associates, Inc., uma empresa de consultoria internacional, e escreveu vários livros e artigos sobre política externa e diplomacia. Dele, a Objetiva publicou Sobre a China e Ordem mundial. Faleceu, aos 100 anos, em 2023.

Informações bibliográficas