Projeto Político-pedagógico Da Escola

Capa
Papirus Editora, 2005 - 192 páginas
4 Resenhas
Os autores dessa coletânea buscam a organização do trabalho pedagógico por meio da constituição de um projeto político e pedagógico. Através de um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, procuram alternativas viáveis à efetivação de seu objetivo, a saber, a construção de um processo democrático de decisões que visa eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina burocrática no interior da escola. Os textos estão organizados em torno de temas como: construção coletiva, gestão na escola, relações de poder, autonomia, princípios básicos de planejamento participativo, relações ensino-aprendizagem e organização dos educadores. Debate fundamental sobre as questões referentes à qualidade de ensino para todos que tem por fio condutor a defesa do fortalecimento das relações entre escola e sistema de ensino.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Estuda muuuitooo

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

A escola é um ambiente de aprendizagem de educação infantil de 4 e 5 anos para todos é necessário que exista uma compreensão de toda a comunidade inserida no contexto para que as ações educativas sejam voltadas sempre para a melhoria tanto da aprendizagem como para a socialização dos nossos aprendentes, visando melhorias na qualidade de vida de todos envolvidos no processo.
Esta proposta resulta de um processo de participação da comunidade escolar. É importante salientar que não temos a pretensão de apresentar soluções definidas mas expressar o desejo e o compromisso do coletivo da Escola. Para efeito das Diretrizes são adotadas as definições:
Educação Infantil:
Primeira etapa da educação básica/integral/ infantil, oferecida em
creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como
espaços institucionais não domésticos que constituem
estabelecimentos educacionais públicos ou privados que
educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no
período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados
e supervisionados por órgão competente do sistema de
ensino e submetidos a controle social.
É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil
pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
Criança:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Currículo:
Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 4 a 5 anos de idade.
no nosso PPP trabalhamos de acordo com a realidade social dos aprendentes.
Proposta Pedagógica:
Proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o
plano orientador das ações da instituição e define as metas
que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
Diante do proposto, o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Santa Emília de Rodat constitui-se num instrumento que expressa as Diretrizes do Processo Ensino-Aprendizagem, tendo como referência as necessidades dos alunos e compromisso de seus profissionais.
Acreditamos na função social da Escola e neste sentido nos embasamos nos valores e na cooperação, união, organização, diálogo, respeito mútuo e cidadania para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Portanto, torna - se notório que estamos na linha correta para uma gestão democrática, dando autonomia para nossos colegas trabalharem com afetuosidade e humanização em coletividade com todos aqueles que fazem esta instituição escolar.
 

Conteúdo

I
11
II
37
III
53
IV
95
V
131
VI
143
VII
157
VIII
179
Direitos autorais

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas