Princípios de administração científica

Capa
Atlas, 1990 - 109 páginas
Obra clássica na literatura de Administração. A principal contribuição de Taylor à teoria de administração foi a sua insistência em aplicar métodos científicos aos problemas de administração, baseando-se em leis, regras e princípios claramente definidos. Mostrou também que esses princípios fundamentais de Administração Científica são aplicáveis a todos os tipos de atividades humanas. Apesar das limitações da contribuição de Taylor, que dedicou sua atenção inteiramente para a fábrica (eficiência ao nível de supervisão e às economias obtidas através dos estudos de tempos e movimentos), os princípios de sua teoria continuam influindo principalmente na Estrutura das Organizações (Divisão do Trabalho, Amplitude de Controle, Departamentalização, Linha e Assessoria e Unidades de Comando).

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Princípios de Administração Cientifica; de Frederick Wilsow Taylor; Ed. Atlas, 1990; 8. Ed.; 109 páginas.
A história descrita pelo cientifico americano Frederick W. Taylor retrata sua própria vida
profissional e suas conquistas para o desenvolvimento da indústria do século XX. De modo claro e de interpretação descomplicada, através de exemplos, o livro busca aumentar o conhecimento para a aplicação das teorias apresentadas para o ganho de eficiência em sua própria indústria.
Este livro mostra que a Administração Científica de Frederick Taylor iniciou na fábrica, com o estudo dos tempos e movimentos, mas acabou por adentrar em vários aspectos da cultura e vida do século XX. Ao longo dos capítulos, você conhecerá a história da Administração Cientifica, seus princípios e as contribuições do – pai da organização cientifica do trabalho –, para as indústrias da época, podendo ser aplicadas nos dias atuais. Nessas sínteses são explicitas as dificuldades iniciais e decorrentes da formação, da Administração Cientifica, e as estratégias adotadas pelo americano para atravessa-las.
Pensando no desenvolvimento das indústrias, o cientifico trouxe com seus estudos bons resultados, e é por isso que suas ciências são ainda tão usadas em nossa atualidade.
A possiblidade de transitar pelos princípios administrativos até o gerenciamento dos trabalhadores dentro da indústria, vivenciada por Taylor, faz deste livro uma obra completa para todos que desejam aumentar seu sucesso e ir cada vez mais longe ao âmbito profissional e organizacional de seus trabalhadores.
 

Informações bibliográficas