Política Externa na África Austral: Guerra, Construção do Estado e Ordem Regional (África do Sul, Angola, Moçambique, Zimbábue e Namíbia)

Capa
Cebrafrica/ufrgs, 23 de mar. de 2017 - 390 páginas

 As Relações Internacionais da África são abordadas pelas conexões das jovens nações africanas com as grandes potências (e ex-metrópoles), mostrando uma assimetria estrutural e desqualificando a diplomacia dos países do continente, encarados como “polos passivos” sem relações recíprocas. Mas o que demonstra essa obra é que existe uma diplomacia muito ativa dos países africanos. E há fortes relações entre eles, caracterizando a existência de um sistema interafricano de relações internacionais.

 

A obra se baseia em extensa pesquisa de campo realizada pelo autor em cinco países da África Austral, com uma volumosa coleta de dados, analisando in loco a formulação das mesmas e proceder a uma rica análise comparativa. Aborda a construção do Estado e sua elite política, diplomacia e conflitos. O ponto de partida é a descolonização promovida pelo colapso do Império Colonial português em 1974-75, abordando até a  atualidade. Tal processo engendrou uma radical mudança geopolítica na região do “bastião branco” e conflitos como guerras convencionais, que no caso de Angola só terminaram um quarto de século depois.

 

A obra emprega concepções teóricas ricas, abordando o regionalismo, a política externa, a formação das elites e a construção do Estado, novos temas como governança, meio ambiente e direitos humanos, conflito e cooperação, bem como a construção política da região, até então uma expressão geográfica. Por fim, desenvolve estudos de caso de Angola, Moçambique, Zimbábue, Namíbia e África do Sul, encerrando com uma análise comparativa. Seu estudo bem fundamentado empiricamente demonstra que mesmo Estados estruturados por movimentos de libertação nacional aliados e semelhantes, acabam conhecendo rivalidades, competição e até conflitos.

 

Trata-se, enfim, de uma obra de inestimável valor para os pesquisadores, professores e estudantes, bem como tomadores de decisão, agentes econômicos e ativistas  sociais interessados no conhecimento do continente africano.


Prof. Dr. Paulo Fagundes Visentini

Professor Titular de Relações Internacionais 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Conteúdo

Estruturação
104
Regional na África Austral
110
Cooperação e Conflito na África Austral 19751988
131
Cooperação e Conflito na África Austral 19892015
151
Estado Elites e Política Externa na África Do Sul 19752015
176
Estado Elites e Política Externa em Angola 19752015
210
Estado Elites e Política Externa em Moçambique 19752015
238
Estado Elites e Política Externa No Zimbábue 19752015
265
Estado Elites e Política Externa na Namíbia 19752015
293
Conclusão
334
Referências
342
Parceiros
387
Direitos autorais

Termos e frases comuns

Sobre o autor (2017)

Igor Castellano da Silva é professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na University of Johannesburg, África do Sul (2013). Coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da UFSM e pesquisador associado ao Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) da UFRGS. Autor do livro "Congo, A Guerra Mundial Africana: conflitos Armados, construção do Estado e alternativas para a paz" (Leitura XXI, 2012). Contato: igor.castellano@gmail.com

Informações bibliográficas