Pare de acreditar no governo: Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado

Capa
Editora Record, 15 de mai de 2015 - 322 páginas
De João VI a Dilma como surgiu no país a ideia de que o governo é responsável por tudo Por qual razão nós brasileiros, apesar de não confiarmos nos políticos, a quem dedicamos insultos dos mais criativos e variados, pedimos que o governo intervenha sempre que surgem problemas? Por que vamos para as ruas protestar contra os políticos e ao mesmo tempo pedir mais Estado – como se este não fosse gerido pelos... políticos? Por que odiamos os políticos e amamos o Estado? Por que chegamos à condição de depender do Estado para quase tudo? Bruno Garschagen busca entender como se formou historicamente no Brasil a ideia de que cabe ao governo resolver todos ou a maioria dos problemas sociais, políticos e econômicos. De Dom João VI a Dilma Rousseff, um compromisso inabalável uniu todos os governantes, inclusive aqueles chamados (erradamente, segundo o autor) de liberais ou neoliberais: a preservação do Estado monumental e mesmo o seu crescimento. Por quê? Para responder a esse conjunto de questões, o autor vasculha a história política do Brasil desde que os portugueses aqui chegaram até os dias de hoje. Com texto brilhante, leve, bem-humorado e informativo, recorrendo também às explicações de pensadores brasileiros e portugueses, tece uma espécie de conversa entre os intelectuais que refletiram sobre a cultura política do Brasil para narrar a história de um país cuja formação cultural se confunde com a onipresença da burocracia nacional.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Esse livro me surpreendeu positivamente. O autor Bruno Garschagen traz uma reflexão muito importante. Se a classe política é tão desacreditada, alvo de críticas e com grande dificuldade de identificação de bons profissionais que possam ser eleitos e colocados no governo, como esperar sempre que o Estado seja a solução dos nossos problemas visto que ele é operado pelos políticos?
A maioria dos discursos tem sido pautada por sempre termos mais Estado e por outro lado aversão à política. O autor trás uma reflexão sobre nossos pouco mais de 500 anos de história e dá luz ao contexto que nos trouxe até o presente, fazendo um olhar crítico sobre o grande paradoxo que criamos: "Por que os Brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado".
A solução talvez seja diminuir o tamanho do Estado. Mas o mais importante seja a reflexão pessoal que cada um pode ter a partir de uma leitura da obra de Bruno Garschagen.
 

Conteúdo

Seção 17
Seção 18
Seção 19
Seção 20
Seção 21
Seção 22
Seção 23
Seção 24

Seção 9
Seção 10
Seção 11
Seção 12
Seção 13
Seção 14
Seção 15
Seção 16
Seção 25
Seção 26
Seção 27
Seção 28
Seção 29
Seção 30
Seção 31
Seção 32

Termos e frases comuns

Sobre o autor (2015)

Bruno Meirelles Garschagen é um professor de teoria política, tradutor, jornalista e escritor brasileiro. Escreveu, entre outras obras, o best-seller Pare de Acreditar no Governo.

Informações bibliográficas