O ócio criativo

Capa
Editora Sextante, 31 de dez. de 2004 - 328 páginas

Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes.

A conversa tem como pano de fundo uma profunda insatisfação com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este é contraposto um novo modelo com as seguintes premissas:

- baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer;

- centrado mais no crescente tempo livre do que no tempo decrescente dedicado ao trabalho;

- atento à distribuição equânime da riqueza, assim como à sua produção de forma eficiente;

- militante pela redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder;

- no qual os indivíduos e a sociedade são educados para privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, o convívio, a amizade, o amor e as atividades lúdicas.

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (2004)

DOMENICO DE MASI é sociólogo e autor de diversos livros, entre eles O ócio criativo, Criatividade e grupos criativos, Uma simples revolução, 2025 – Caminhos da cultura no Brasil (Editora Sextante), O futuro chegou (Casa da Palavra), A sociedade pós-industrial (Senac-SP) e O futuro do trabalho (José Olympio).Aos 19 anos, já publicava, na revista Nord e Sud, ensaios sobre Sociologia Urbana e do Trabalho. Com 22, lecionava na Universidade de Nápoles. E depois, por mais de 40 anos, desenvolveu uma atividade profissional no ensino da sociologia e na pesquisa. É professor-emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, em Roma.Muito requisitado para palestras e entrevistas no Brasil, tornou-se cidadão honorário do Rio de Janeiro em 2010.

Informações bibliográficas