Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática

Capa
Penso Editora - 260 páginas
10 Resenhas
As avaliações não são verificadas, mas o Google confere e remove conteúdo falso quando ele é identificado

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora. 

 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

As avaliações não são verificadas, mas o Google confere e remove conteúdo falso quando ele é identificado
Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

É uma apresentação e prefácio do livro Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática, onde os vários autores falam sobre as metodologias ativas para uma educação inovadora e a importância do uso das tecnologias.
É imprescindível que o professor esteja envolvido com as mudanças tecnológicas e que esse seja um orientador de um aluno empreendedor. O professor precisa envolver mais o aluno no planejamento da aula em vez de entregar o conteúdo pronto.
É uma relação mais ativa entre aluno e professor. O professor planeja a aula, porém coloca o aluno para participar de forma ativa, tanto no planejar como no executar das propostas. Os alunos também são convidados a compartilhar seus conhecimentos com os seus amigos de sala. As salas como espaço físico também são compartilhas com outras professoras e turmas. Sala de aula compartilhada, Sala de aula Invertida.
 

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Aprendizagem ativa é uma constante na nossa vida e aprendemos aquilo que faz sentido para nós naquele momento. A aprendizagem mais utilizada nas escolas brasileiras sempre foi a dedutiva, quando o professor expõe o assunto e depois o aluno aplica em exercícios, mas a neurociência nos traz que a aprendizagem é diferente para cada um de nós, sendo assim , temos que respeitar a individualidade de cada um. Sendo que a aprendizagem por experiências é mais eficiente 

Todas as 10 resenhas »

Páginas selecionadas

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas