Luta por reconhecimento

Capa
Ed. 34, 2003 - 291 páginas
Tendo como ponto de partida o jovem Hegel e seu modelo conceitual de "luta por reconhecimento", Axel Honneth - diretor do célebre Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt - desenvolve uma teoria social normativa baseada na ideia de que o florescimento humano e a plena realização pessoal dependem da existência de relações éticas bem estabelecidas.

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

"A partir desta “luta”, Honneth analisa o processo de construção social da identidade individual sob os três prismas propostos por Hegel: (i) o amor, ao qual Honneth atribui o reconhecimento da autoconfiança, (ii) os direitos, aos quais designa o reconhecimento do autorrespeito, e (iii) a eticidade, a qual sugere tratamento como solidariedade, responsável pelo reconhecimento da autoestima social, isto é, da reputação enquanto indivíduo pertencente a um grupo. Na construção deste reconhecimento mútuo, o indivíduo adere à eticidade do convívio social".
ESTEVES, M. M. S. S.. Ética e Direito Autoral: a produção científica na esfera do reconhecimento jurídico. In: SOARES, André Marcelo M.; ALBERNAZ, Antonio Luiz G.; SOBRAL, Benigno; ESTEVES, Maria Madalena Soares de Souza; BORGES NETO, Renato da Silveira. (Org.). Conhecimento e sociedade V: edição comemorativa de 5 anos. 1ed.Rio de Janeiro: Real Engenho, 2015, v. 1, p. 63-84.
 

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

a gramatica moral dos conflitos social.trad de manuel josé gomes.lisbo:

Informações bibliográficas