Lugar de negro

Capa
Editora Marco Zero, 1982 - 115 páginas

Potente e emblemático, Lugar de negro traça um panorama sucinto de um dos problemas sociais mais candentes do nosso país. Passadas quatro décadas de sua publicação original, sua leitura permanece atual e obrigatória para entender as dinâmicas de raça e classe no Brasil.

Lugar de negro reúne três textos de duas grandes referências nos estudos das relações entre desigualdade e raça — Lélia Gonzalez e Carlos Hasenbalg —, sintetizando pontos centrais da questão racial brasileira e contribuindo para fortalecer uma luta fundamental do movimento negro naquela época: descontruir o mito da democracia racial, incitado durante a ditadura.
Numa perspectiva intimista, Lélia Gonzalez dedica-se aqui a apresentar o processo de consolidação do movimento negro no Brasil, culminando na criação do MNU, em 1978, na qual exerceu protagonismo. Carlos Hasenbalg, por sua vez, analisa os principais aspectos acerca da configuração do racismo e das desigualdades no Brasil. Seguindo sua linha investigativa pioneira, ele demonstra que relegar a discriminação ao reflexo das relações de classe subestima o papel da opressão racial na própria constituição das hierarquias sociais.
Publicado originalmente em 1982, este livro apresenta ainda hoje reflexões cruciais para a agenda intelectual e política do Brasil.

De dentro do livro

Conteúdo

Sobre os Autores
7
Movimento ou movimentos negros?
18
A retomada políticoideológica
30
Direitos autorais

5 outras seções não mostradas

Outras edições - Ver todos

Sobre o autor (1982)

LÉLIA GONZALEZ (1935-94) foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX. Autora de extensa produção escrita, grande parte de sua obra encontra-se reunida na coletânea Por um feminismo afro-latino-americano, publicada pela Zahar. CARLOS HASENBALG (1942-2014), sociólogo argentino, foi um dos grandes nomes das ciências sociais brasileiras contemporâneas, com lugar de destaque na consolidação dos estudos sobre desigualdades raciais. Autor de vasta obra, seu livro Discriminação e desigualdades raciais no Brasil (1979) é um divisor de águas na literatura sobre o tema.

Informações bibliográficas