Introduçao a Teoria Geral Da Administraçao

Capa
CAMPUS, 2003 - 634 páginas
10 Resenhas
'Introdução à teoria geral da administração' oferece uma visão das organizações e do seu contexto, traz novidades da teoria administrativa, bem como indicações das tendências do moderno mundo organizacional. A idéia é manter o ITGA como a bíblia do administrador em um mundo em constante mudança e inovação. Como a TGA é ampla e mutável, as teorias tradicionais estão cedendo gradativamente mais espaço no livro para as teorias mais recentes e modernas. A idéia é preparar o leitor para o mundo novo que virá, sem deixar de lado o conhecimento sobre o mundo organizacional que está sendo superado gradativamente pelas inovações. A obra traz também - objetivos de aprendizagem, caso introdutório, dicas, exercícios, caso final e resumo entre outras novas informações.

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Avaliações de usuários

5 estrelas
3
4 estrelas
1
3 estrelas
0
2 estrelas
1
1 estrela
1

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Habilidades do Administrador - (conceitos e aplicações).
Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços
particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em desempenho desejado. Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Habilidades Técnicas envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização, estão relacionadas com o fazer, Istoé, com o trabalho com coisas, como processo materiais ou objetos físicos e concretos. É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador.
Habilidades Humanas estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As Habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.
Habilidades Conceituais envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte de organização afetam o restante dela. Essas habilidades estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de soluça dos problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador e que lhe permitem planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visa e perceber oportunidades onde ninguém enxerga nada.
A combinação dessas habilidades é importante para o administrador. Na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais. Contudo, essas três habilidades: técnicas, humanas e conceituais requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. As competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas, constituem o maior patrimônio pessoal do administrador.
 

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

LIVRO DE TGA PARA LER

Todas as 10 resenhas »

Outras edições - Visualizar todos

Informações bibliográficas