Histórias de Shakespeare, Volume 1

Capa
Editora Ática, 2003 - 71 páginas
1 Resenha
O presente livro reúne três histórias - 'Romeu e Julieta' que conta a história de dois jovens apaixonados e um amor impossível, 'A megera domada' que conta a história de uma milionária ranzinza e um homem capaz de tudo para ficar rico e 'A tempestade' que conta a história de uma incrível ilha onde tudo é feito de magia. Esses são os ingredientes das três histórias reunidas neste livro, que contam com a adaptação de Charles e Mary Lamb.

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

LAMB, C.; LAMB, M. História de Shekespeare Vol 1. Tradução: Marcos Magno. Ilustração: Coicamo. São Paulo. Ática, 2008.
Shakespere é tido como um dos mais importantes dramaturgos da literatura mundial
, influenciando toda produção posterior a ele. Sua tragetória teve início em 1590, com sua 1ª peça (A Comédia dos Erros), porém começou a ser registrada em 1591, quando terminou seu drama Henrique VI. Em 1594 se tornou membro da Companhia Teatral de Lord Chamberlaim, situada em Londres. Algumas de suas principais obras foram: O Mercador de Veneza, A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão, Hamlet e outros. Sua última peça escrita foi A Tempestade, estas obras estão imortalizadas, pois apesar de antigas, possuem temas atuais, dentre as obras dele destaca-se a tragédia romantica Romeu e Julieta. Escrita no período de 1591 a 1595 alcançou patamares elevadísssimos no que se fala em leitura e reprodução, seja em filmes ou peças.
Romeu e Julieta é uma obra que se passa na cidade de Verona, cidade esta abalada pela rivalidade entre duas famílias, os Montechios e os Cappuletos, mas desta richa familiar mortal surge um amor platônico, dois jovens Romeu Montechio e Julieta Cappuleto esqueceram as imposições e restrições impostos e se entregam à paixão, chegando ao ponto de se casarem às escondidas, mas por motivo da morte de Tebaldo assassinado por Romeu os amantes foram separados, a triste Julieta ficou em Verona, com casamento arranjado com Conde Páris. Sem ninguém (exceto Frei Lourenço) desconfiarem que ela já houvesse contraído matrimônio com Romeu, que fora expulso da cidade e estava morando em Mântua, mas como o amor dos dois separava tudo, Julieta decidiu colocar um plano ordiloso em prática, fingirsse de morta. Mas, Romeu tomou conhecimento da suposta morte da amada, decidiu vê-la a ultima vez e levou consigo veneno, para após vê-la dar fim à própria vida, mas ao chegar ao mausoléu da amada encontra-se com um homem, eles lutam ferozmente e o apaixonado rapaz mata o homem e só percebe então que acabara de ceifar a vida de Conde Páris, em seguida ele tira a própria vida, quando sua amada desperta e o vê morto cca um punhal que trazia e se mata. Frei Lourenço conta toda a história às duas famílias que veem onde esta rivalidade os levara, e faz-se então a união entre elas e vigora a paz em Verona.
 

Informações bibliográficas