Grammatica de linguagem portugueza

Capa
Imprensa portugueza, 1871 - 120 páginas
0 Resenhas
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Páginas selecionadas

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Passagens mais conhecidas

Página 41 - ... somir e outros sumir: e dormir ou durmir, e bolir ou bulir e outras muitas partes semelhantes.
Página 69 - E arcabuz ha sete ou oytanos pouco mais ou menos que veo ter a esta terra com seu nome dantes nunca...
Página 111 - Nos géneros dos verbos não temos mais que uma só voz acabada em o pequeno, como ensino, amo e ando, a qual serve, como digo, em todos os verbos, tirando alguns poucos como são estes: sei (de saber) e vou e dou e estou e mais o verbo substantivo, o qual uns pronunciam em om, como som, e outros em ou, como SOM, e outros em ao, como são, e também outros, que eu mais favoreço, em o pequeno, como só.
Página 80 - ... dizendo ella esta palaura; e era a velha a este tempo quando isto disse" de cento e dezasseis annos de sua idade.
Página 12 - ... façamos assy mas tornemos sobre nos agora que he tempo e somos senhores porque milhor he que ensinemos a Guine ca que sejamos ensinados de Roma: ainda que ella agora teuera toda sua valia e preço.
Página 66 - Oliveira, op. cif., p. 22. 36. "mas porê para saber todas estas cousas requerese ler e ver muyto: e ainda assi alcançaremos pouco". Id. ibid.. p. 64. 37. "ora poys se como adeuinhando dixeremos que home se chama porq eo meyo de todas as cousas ou porq esta no meyo do mal e do bem: e se dixeremos q molher se chama porq e molle e velho porq vio muito: e antigo porq foy antes dagora e têpo porq têpera as cousas e lugar quasi lubar...
Página 23 - ... tiramos dantras nossas letras .k. porq sem duuida elle antre nos não faz nada: nem eu nunca vi em escritura de Portugal esta letra .k. escrita: ora poys as dições gregas quando vem ter antre nos ta longe de sua terra: ja lhes naõ lembra a sua ortografia: e nos as fazemos conformar com a melodia das nossas vozes: e e cõ as nossas letras lhes podemos servir. Por tanto .k. nè
Página 11 - Estremadura não houvera lugares de christãos, não se atrevera o Abade João, que era homem prudente, a sayr tras seus imigos por suas terras d'esses imigos por espaço de jornadas com pouca gente.
Página 72 - ... a perpetuidade delle os que de nouo trazem noua lingua a terra: porq a lingua ea vnidade della he mui çerto apellido do reyno do senhor e da irmandade dos vassalos: eo rey ou senhor ainda q fosse estrangeyro e viesse de fora senhorear em alghua terra hauia de apartar sua lingua e...
Página 111 - ... a formaçã do seu plural o qual diz .somos. com tudo sendo eu moço peqno fui criado em são domingos Deuora onde fazião zõbaria de my os da terra porq o eu assi prondciaua segudo qo aprendera na beira.

Informações bibliográficas