Educação física na escola: questões e reflexões

Capa
GUANABARA, 1999 - 120 páginas
1 Resenha
'Educação física na escola' traz uma breve discussão sobre algumas questões que permeiam esta disciplina escolar no Brasil ao longo do século XX. Discute-se a questão da formação do profissional de Educação Física, desde o modelo tradicional, passando ao científico até a defesa da formação do profissional reflexivo. Em seguida, a obra apresenta a metodologia e os principais resultados de uma pesquisa conduzida com sete professores pós-graduados, com a intenção de verificar quais foram os avanços alcançados através da adoção do modelo de formação profissional científica e as possibilidades de aplicação do conhecimento científico na prática pedagógica do professor de Educação Física.

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Resenha
DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003, 91 pgs.
Juliana Pereira Rocha Dutra*
Credenciais: Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997)
Esta obra é de suma importância para acadêmicos da Universidade de Educação Física, visto que ela retrata questões importantíssimas para a atuação do profissional da área, ressaltando os problemas enfrentados por professores no seu cotidiano em uma escola.
O livro é dividido por capítulos e esses capítulos subdividido por tópicos, o primeiro capítulo trata as abordagens pedagógica, desenvolvimentista, construtivista, interassionista, critico-superadora, sistêmica, psicomotricidade, critico emancipatório, cultural, jogos cooperativos, saúde renovada e parâmetros curriculares nacionais PCNs.
Cada abordagem expressa sua importância defendida por seus autores, citados pela autora do livro.
O desejo da autora é criar no leitor uma opinião critica sobre o assunto e despertar no mesmo o desejo de ampliar os campos de ação e reflexão. Conclui-se que as abordagens citadas resultam de articulações de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções Filosóficas
O capítulo segundo aborda a falta de embasamento teórico nas Universidades de Educação Física em licenciatura, onde se atua preferencialmente na área prática, deixando de lado a parte teórica, porém Darido afirma: Teoria e prática andam juntas. Alguns autores enfatizam as disciplinas práticas afirmando que para ensinar primeiro, deve-se saber fazer.
Conclui-se que vários acadêmicos ao terminarem seus estudos científicos acabam realizando na prática procedimentos tradicionais deixando também de lado o embasamento teórico.
O terceiro capitulo aborda questões sobre como aplicar o conhecimento teórico na prática da Educação Física e exemplifica o aprendizado motor. A autora afirma que pesquisadores pouco se importam por programas de esporte e educação física e demonstram indiferença quanto aos problemas vividos pelos professores de educação física e pelos técnicos esportivos.
Alguns autores culpam a cientificização por tais desinteresses, afirmando que conhecimento da aprendizagem motora, não vem com guia e que somente vivenciando na prática aquilo que você estuda na teoria, poderá desenvolver o objetivo proposto.
Conclui-se que aprendizagem teórica e prática devem andar junta uma auxiliando a outra.
O quarto capítulo aborda os procedimentos, avanços e dificuldades que os professores de Educação Física encontram no seu cotidiano.
Estudiosos observaram que aspecto como falta de embasamento teórico e prático, falta de estrutura nas escolas para o exercício de educação física são problemas sérios que os próprios professores de Educação Física encontram no seu cotidiano, porém mesmo com tais obstáculos seus alunos são participativos e interagem com seu professor.
Esta obra é de grande relevância para quem deseja se tornar um profissional na área de Educação Física, visto que se expõem opiniões de vários autores defendendo seus próprios pensamentos te levando a refletir sobre cada um e ainda tornando você um indagador critico e analizador das diferentes idéias sobre como estudar e ensinar educação física.
 

Informações bibliográficas