DISCERNIMENTO MORAL: Uma introdução à ética cristã

Capa
Editora Sinodal - 158 páginas
1 Resenha
A urgência ética é uma característica de nosso tempo. Certamente, em cada grave crise do século passado, a humanidade defrontou-se com profundos problemas - guerras, genocídios, totalitarismos, ameaça nuclear, a injustiça econômica, etc. Em cada questão dessas havia um profundo desafio ético. Nenhuma delas foi superada definitivamente. O desafio permanece. Além disso, cresceu entre nós a sensação de que os problemas se avolumaram de uma forma absurda. Ao mesmo tempo, parece ter decrescido entre nós a confiança de que temos condições de resolvê-los. Vivemos, portanto, uma crise de civilização. Todos olham para a ética como uma espécie de bússola que teria condições de sinalizar a saída.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Resenha do autor MAY, Roy H. Discernimento moral: Uma introdução à ética cristã..
A obra focaliza uma urgência hodierna concernente à prática da ética cristã. Certo é que a humanidade sempre se
deparou com enormes crises sociais nas quais enfrentou graves questões políticossociais como guerras, despotismos, misérias, ameaças nucleares, etc. Essas situações sempre geraram um desafio ético de grande magnitude e nunca foi possível vencer aquelas adversidades de maneira definitiva, tanto que perduram até hoje as mesma dificuldades e ainda nasceram outras de características piores que levam líderes político-governamentais a tomadas de decisões que, se por um lado causam bons resultados em meio às mais diversas sociedades, por outro lado também dão origem a efeitos sobremodo nocivos a alguns de seus determinados grupos ou classes.
Tornou-se difícil, entretanto, acreditar em possíveis soluções para tantas situações problemáticas ao longo dos anos haja vista as que surgem não serem suficientes para erradicar o mal social estabelecido em cada povo e entre os povos em termos de civilização. A noção de ética passa a ser avaliada e chega-se à conclusão de que a ética em si se transforma num guia indicador de soluções.
Dentro da perspectiva cristã, a obediência aos mandamentos divinos correspondem a um resultado ético satisfatório em que se cada indivíduo social for alcançado, o todo social será beneficiado de modo que muitos males poderão ser erradicados de seu meio. Isso implica em deveres e obrigações das pessoas envolvidas nesse processo independente da linha de raciocínio que os conduz, se protestantes ou católicos desde que se entende que a racionalidade humana é imprescindível para universalizar a ética.
A ética reflete processos que incorporam sentimentos, unindo as dimensões cognitivas e afetivas no sentido de potencialização da plenitude da vida humana em todos os âmbitos em que se insere. A razão e a afetividade igualmente devem ser levadas em consideração pelo raciocínio moral de modo a centralizar a questão da ética cujos valores servem como base e orientação para o discernimento moral. Portanto, juízos avaliativos acerca da qualidade de vida e do comportamento humano serão resultantes dessa aplicação. Os valores éticos apontam para o incondicional que naturalmente reflete a base da vida humana – Deus. Lodo pode-se concluir que a ética cristã contribui plenamente para o desenvolvimento sadio de uma sociedade eticamente instruída.
Mônica Conte Campello é aluna do curso de Integralização em Teologia da Faculdade Ente Rios do Piauí – FAERPI.
 

Páginas selecionadas

Conteúdo

PROLOGO9
9
A ideia de ética
17
Aalteridade28
28
O pecado
34
A moral idade se aprende
40
Conclusão49
49
Três tipos de raciocínio moral
55
Os elementos formais da ética
71
Os paradigmas protestante e católico
95
Balizas teológicas para a ética 103
103
A natureza109
109
A ética da responsabilidade 113
113
A responsabilidade e a libertação
122
Análise de valores 129
129
Casos éticos142
142
Propostas para o debate 148
148

A ética e os valores
77
A criação de valores
83
A ética teológica
89
De termos importantes 154
154
Direitos autorais

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas