Crônica de Manaus: Josué Claudio de Souza - Publicações em 1946

Capa
Instituto Durango Duarte, 6 de out de 2016 - 139 páginas
0 Resenhas

 Josué Claudio de Souza foi um radialista, político e empresário catarinense que, aos 32 anos de idade, deixou o Rio de Janeiro e veio para Manaus, onde se radicou. Sua missão era a de contribuir na gestão do Jornal do Commercio, o jornal mais tradicional e mais antigo do Amazonas. Josué foi cronista do O Jornal, onde escrevia a coluna “Crônica de Manaus”. 

Sua carreira política teve início em janeiro de 1947, quando se elegeu deputado estadual constituinte, tendo sido reeleito em 1950. Em 3 de outubro de 1954, se elegeu deputado federal. Em 1958, deputado estadual e suplente de senador. Em 1959 assumiu a presidência da Assembleia Legislativa e chegou a ocupar a cadeira de senador da República. Em 1962, se elegeu prefeito de Manaus. Em 1978, conquistou uma vaga de deputado federal, tendo sido reeleito em1982.

Josué Claudio de Souza, o Josué Pai, foi o fundador da Rádio Difusora do Amazonas, emissora onde, desde a sua inauguração em 24 de novembro de 1948, por 47 anos, pontualmente às 12h, fazia Manaus parar para ouvir a sua “Crônica do Dia”. 

A publicação desse livro com a coletânea das 61 crônicas inicias escritas por esse ilustre homem público, e organizadas pelo Instituto Durango Duarte – IDD, perpassa pelo emblemático hiato de tempo - setenta anos – compreendido entre a data em que Josué inaugurou a sua presença na imprensa escrita de Manaus e o ano em que estamos. 

 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Termos e frases comuns

Sobre o autor (2016)

Capa e Projeto Gráfico: Anderson Merces

Organização: Durango Duarte

Revisão: Lúcio Menezes

Informações bibliográficas