Coimbra

Capa
Typographia França Amado, 1902 - 353 páginas
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página 108 - ... dezoito dias. E porque dos filhos que houve, e de quem, e por que guisa, já compridamente havemos falado, não cumpre aqui arrazoar outra vez ; mas das manhas, e condições, e estados de cada um, diremos adiante, muito brevemente, onde convier falar de seus feitos. Este rei Dom Pedro era muito gago, e foi sempre grande caçador e monteiro, em sendo infante e depois que foi rei, trazendo grande casa de caçadores e moços de monte e de aves, e cães, de todas maneiras que para taes jogos eram...
Página 119 - Missa não vos cantarei eu, senhor, — respondeu o negro com voz trémula — que para tal auto não tenho as ordens requeridas.» «D. Çolleima, repara bem no que te digo ! Sou eu que te mando vás vestir as vestiduras de missa. Escolhe : ou hoje tu subirás os degraus do altar-mór da sé de Coimbra, ou a cabeça te descerá de cima dos hombros e rolará pelas lageas deste pavimento.
Página 52 - Deos mostrou, Rei, que tantos reis venceu, Rei, que taes reis nos deixou, O bom filho hi se lançou, Que até Sevilha correu.
Página 53 - Bom tempo em que se pelejava com espadas tão curtas! * Esta é a espada que libertou todo Portugal do cruel jugo dos mouros sempre vencedora, e por isso digna de se guardar com toda a veneração!
Página 1 - Se inflama ao ver-te outra vez. Sou quasi teu filho ; amei-te Da vida no alvorecer ; De Minerva o sacro leite Por tuas mãos...
Página 120 - HOUVE tempo em que a velha catedral conimbricense, hoje abandonada de seus bispos, era formosa; houve tempo em que essas pedras, ora tisnadas pelos anos, eram ainda pálidas, como as margens areentas do Mondego. * Então, o luar, batendo nos lanços dos seus muros, dava um reflexo de luz suavíssima, mais rica de saudade que os próprios raios daquele planeta guardador dos segredos de tantas almas, que crêem existir nele, e só nele, uma inteligência que as perceba.
Página 119 - Alguém por vós elegerá um bispo... » Os cónegos, fazendo profundas reverencias, encaminharam-se para as suas celias, ao longo das arcarias da crasta. Entre os que alli se achavam, um negro, vestido de hábitos clericaes, tinha estado encostado a um dos pilares, observando aquella scena os seus cabellos revoltos contrastavam pela alvura com a pretidão da tez. Quando a principe falava, elle sorria-se e meneava a cabeça, como quem approvava o dicto.
Página 99 - Tereja d'Albuquerque, pera andar por dama da rainha, e andando assim em casa d'el-rei, sendo ella de bom parecer, namorouse d'ella o infante D. Pedro, e por novos geitos que com ella começou de ter, o entendeu el-rei seu padre, e além d'elle ser mui cioso, como já ouvirieis contar, desprougue-lhe de taes amores, assim por D.
Página 120 - ... uma inteligência que as perceba. Então aquelas ameias e torres não haviam sido tocadas das mãos de homens, desde que os seus edificadores as tinham colocado sobre as alturas ; e, todavia, já então ninguém sabia se esses edificadores eram da nobre raça goda, se da dos nobres conquistadores árabes. Mas, quer filha dos valentes do Norte, quer dos pugnacíssimos Sarracenos, ela era formosa, na sua singela grandeza, entre as outras sés das Espanhas.
Página 121 - Fernam«dez de Carvalho, emcaminhaae per tal logar, per hu possa«mos hir a ellas, mais apressa e fora de praça que seer poder».

Informações bibliográficas