Camisa de força ideológica: A crise da macroeconomia

Capa
Portfolio-Penguin, 3 de jun. de 2022 - 120 páginas

Em Camisa de força ideológica, André Lara Resende faz uma revisão do conceito de moeda e evidencia as inconsistências teóricas da macroeconomia neoclássica, sugerindo uma mudança de paradigma para um crescimento econômico democrático.

"A teoria macroeconômica convencional está em crise". A partir dessa premissa, André Lara Resende retoma discussão que tem travado na imprensa e com seus pares sobre os problemas da economia hegemônica e debruça-se sobre duas concepções-chave para a ortodoxia: a ideia de que a moeda possui valor intrínseco e de que a atuação do Estado é fator limitante ao desenvolvimento econômico sustentável de uma nação.
Neste alentado ensaio, o autor de Consenso e contrassenso mobiliza fundamentos teóricos para promover uma reflexão crítica acerca da macroeconomia neoclássica, repertório considerado imprescindível para o crescimento. Refutando a noção corrente de que as escolhas dos economistas são legitimadas pelo embasamento neutro, empírico e científico, Lara Resende alerta para o caráter ideológico que permeia as narrativas econômicas — e que é preciso reconhecer quando é hora de superá-las.

 

Conteúdo

Seção 1
Seção 2
Seção 3
Seção 4
Seção 5
Seção 6
Seção 7
Seção 8
Seção 11
Seção 12
Seção 13
Seção 14
Seção 15
Seção 16
Seção 17
Seção 18

Seção 9
Seção 10
Seção 19
Seção 20

Sobre o autor (2022)

ANDRÉ LARA RESENDE nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Formado pela PUC-RJ, é doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology. Trabalhou por mais de trinta anos no mercado financeiro. É um dos idealizadores do Plano Real. Pela Companhia das Letras, publicou Os limites do possível (2013), Devagar e simples (2015), Juros, moeda e ortodoxia (2017) e Consenso e contrassenso (2020).

Informações bibliográficas