Breve história de quase tudo

Capa
Companhia das Letras, 2005 - 541 páginas
Ao constatar que ignorava o porquê dos oceanos serem salgados, o renomado escritor e cronista Bill Bryson percebeu, com certo desagrado, que tinha pouquíssimo conhecimento sobre o planeta em que vivia. A Indagação o propeliu à tarefa épica de entender - e explicar - tudo o que sabemos sobre o mundo. Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia e todas as outras disciplinas que considerava "maçantes" na escola. ANtítese do texto didático tradicional, sua prosa foge dos jargões técnicos sem nunca abrir mão da profundidade. A Preocupação do autor está em entender como os cientistas realizam suas descobertas. PAra compilar esta Breve história de quase tudo, Bryson consultou dezenas de obras e pesquisadores e montou o que pode ser considerado um delicioso guia de viagens pela ciência. "Um clássico moderno da escrita científica." - The New York Times "Um diário de viagem pela ciência, escrito por um guia inteligente, engajado e bem-informado, que ama o assunto e está louco para dividir esse prazer" - The Times

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Avaliações de usuários

5 estrelas
7
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Um livro fantástico e muito interessante! Toneladas de informação bem apresentadas de forma cativante. Aconselho vivamente a quem quiser saber um pouco mais sobre tudo!

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Excelente livro.
O livro é descreve a evolução da ciência ao longo da história. O autor utiliza uma estrutura interessante de associar a evolução da ciência às biografias de seus autores. Ele busca
questionar o porque das coisas e como elas foram descobertas.
O autor usa três linhas mestras para escrever o livros:
- A linha dos eventos no Universo.
- A linha das descobertas em cada ciência
- O encadeamento das ciências de modo a embasar as outras (Ex.: Começa falando sobre física, para depois ir para a geologia e depois fala sobre a vida)
O livro começa abordando cosmologia e as teorias sobre criação do Universo, depois embasa as teorias da física, segue pela geologia, arqueologia e teorias da evolução, fechando com a antropoarqueologia.
Realmente fantástico para quem gosta de ciências. O ponto mais interessante é que o autor é um repórter investigativo, que inicialmente conhecia pouco sobre ciência. A partir de perguntas e leituras, conseguiu construir um livro muito interessante.
 

Informações bibliográficas