Amanhã

Capa
Livraria Chardron, 1902 - 617 páginas
0 Resenhas
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Não encontramos nenhuma resenha nos lugares comuns.

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Passagens mais conhecidas

Página 619 - De três sortes de faculdades, apenas, depende a solução do problema da nossa vida: — faculdades de sentimento, de pensamento e de acção. Quando o valor de todas...
Página 543 - Aproximava-se entretanto a celebração do centenario de Santo Antonio, o qual, nas condições especiaes em que ia ser realizado, representava um desafio irritante ao sentimento publico; tanto mais insolente e ousado quanto se sentia forte com a cumplicidade tacita do poder. Averiguava-se com effeito que o governo, por cobardia, por imposição superior, ou por um mal comprehendido interesse, déra carta branca á reacção para desdobrar a apparatosa affirmação da sua força.
Página 335 - ... lustroso e crasso, sem pala, vestiu a jaqueta, fechou meia porta applicando a tranca, depois a outra, dando volta á chave; e emquanto guardava esta no bolso, voltou-se na direcção do rio, assobiando um estribilho convencional. Ao sabido...
Página 117 - No dia seguinte,—domingo,—logo de manhã, um bulicio e animação fora do habito galvanisavam o penitenciario corredor da ilha do Grillo. Não parecia a mesma estercoral catacumba a céu aberto, de ordinario jorrando, nas cinzas albentes da manhã, filamentos de farrapos vivos; marasmada depois n'um silencio manante de tristeza.
Página 236 - Em baixo, rente co'a rua, rasgava-se alternamente, a todo o comprimento, em portões e frestas: e corria-lhe por cima uma alta platibanda, lisa, de alvenaria branca, natural resguardo a uma especie de larga varanda ou terraço, ao fundo do qual, n'um plano mais recuado, se aprumava então o colosso banal, em dois andares, das officinas. Installavam-se n'um dos extremos os escriptorios; no outro a casa...
Página 123 - De forma que por volta do meio dia, na extensão d'uma boa dezena de kilometros, do Arieiro por Marvilla a Cabo Ruivo, não havia atalho que á epicurea invasão não estremecésse, não havia azinhaga cujos valleirados flancos não sacudisse a mesma embriaguez doentia e famulenta.
Página 365 - Saccando da ampla algibeira, com uma previdencia de uhlnno em territorio francez, uma planta da cidade, féz comprehender ao João, espantado de tanto saber, que tinha ali assim o melhor guia. Nenhum outro mais docil, nem mais seguro. Nada como andar só, para espertar o instincto e aprender. Apenas quiz que lhe ensinássem onde ficava, afora aquelle onde se achavam, algum outro grande bairro operario na cidade.
Página 399 - Ainda traz mais...—aclarou o vendilhão; e seguiu a lêr: — «A policia parece andar alarmada com o caso; mas a verdade é que os proletarios estão no seu direito de se reunirem, desde o momento em que não offendam a ordem. Nada tem com isso a policia.
Página 236 - ... gordos de oleos e metaes, e com a elevada ponta do seu frontão eo amplo portal em arco, todo envidraçado, tomando um simultaneo aspecto de armazem e de carcere, de estufa e de templo.
Página 235 - De sorte que a esta hora preguiçosa todo o bairro, servilmente estiracado pela falda livida das collinas, barrando o rio de caliças caprichosas, era como uma floresta desgrenhada e cantante de cabeças que deliram gosos, de chaminés que vomitam nuvens, de vidraças que incendeia o sol.

Informações bibliográficas