A sociologia de Talcott Parsons

Capa
Annablume - 108 páginas
1 Resenha
Este livro apresenta uma análise da obra de Parsons. O objetivo desta introdução à sociologia parsoniana é tornar acessível, em língua portuguesa, a evolução e os resultados teóricos alcançados por esse 'scholar'. Destina-se a estudantes, profissionais de ciências sociais e a qualquer estudioso de teoria social.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

Os textos originais de Parsons são difíceis e cansativos de ler. Li esse livro na esperança de que pudesse entender melhor o pensamento parsoniano. Não valeu a pena.
Domingues não é didático. Os
capítulos são internamente desorganizados, sem uma sequência lógica na exposição dos argumentos. Mas o pior é que ele menciona várias coisas sem explicá-las; está cheio de frases truncadas. Poucas informações podem ser aproveitadas de um livro sem clareza como esse.
Meu professor de teoria sociológica já havia me advertido dos problemas nas explicações de Domingues. Depois de ler o livro, concordo com tais críticas.
Um livro que me ajudou muito a entender o pensamento de Parsons foi "Labirintos Simétricos", de Tânia Quintaneiro. Este, eu recomendo.
 

Conteúdo

NOTA À SEGUNDA EDIÇÃO
9
A TEORIA VOLUNTARISTA DA AÇÃO
19
INTERAÇÃO SISTEMA E FUNÇÃO
39
A APOTEOSE DO FUNCIONALISMO
61
A TEORIA DA EVOLUÇÃO E A MODERNIDADE
87
Direitos autorais

Outras edições - Visualizar todos

Termos e frases comuns

Informações bibliográficas