A biografia íntima de Leopoldina

Capa
Editora Planeta do Brasil, 12 de mai. de 2015 - 257 páginas

A imperatriz que conseguiu a independência do Brasil.


Leopoldina de Habsburgo é um personagem decisivo na história do Brasil. Mas sua vida íntima é pouco conhecida. Baseada no que contam (e ocultam) as cartas de Leopoldina, em um tom intimista e no ágil estilo do vienense Stefan Sweig, esta obra de Marsilio Cassotti é uma educação sentimental e política digna de escritores franceses do porte de Stendhal ou Flaubert, mas ambientada no Brasil. É a biografia de uma mulher excepcional escrita com rigor histórico, que se lê como um romance.
Além do papel decisivo de Leopoldina na Independência do Brasil, a biografia narra a frieza com que Carlota Joaquina (sua sogra) a trata por ela não ser uma portuguesa ou espanhola. Seu marido, D. Pedro I, não é tão seletivo. Para ele, quando se trata de amor físico, basta que seja mulher. Leopoldina, por sua vez, sublima a dor das traições em constantes gestações e nos cuidados com os filhos. Esses e outros detalhes da vida de Leopoldina são abordados de forma única e saborosa nessa biografia romanceada.

 

Páginas selecionadas

Sobre o autor (2015)

Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas com especialização em Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Língua no Instituto Católico de Paris. Durante anos foi diretor de uma bem-sucedida coleção de História em uma editora do Grupo Planeta em Barcelona, e assessor em outras editoras de Madri e Lisboa, pertencentes a um importante grupo de comunicação italiano, bem como de destacadas autoras, dentre as quais estão Catarina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria. Publicou, além de outras obras, Infantas de Portugal, rainhas em Espanha, D. Teresa, a primeira rainha de Portugal, Carlota Joaquina, o pecado espanhol e A reina adúltera — crônica de uma difamação anunciada, biografias que foram acolhidas favoravelmente pelo público e pela crítica.

Informações bibliográficas