Ética E Educação Ambiental: a Conexão Necessária

Capa
Papirus Editora, 1996 - 120 páginas
6 Resenhas
A degradação ambiental tem alcançado níveis jamais vistos; vivemos hoje uma crise ambiental sem precedentes. Faz-se necessária, portanto, uma reorientação da atuação humana em sua relação com o meio ambiente. Em tal contexto, a educação ambiental surge não só como necessidade, mas também como esperança. No entanto, como falar em educação sem questionar a ética à qual vincula? Toda educação veicula, mais ou menos explicitamente, um arcabouço de valores, preceitos - de uma ética, enfim. Em educação ambiental, há propostas que defendem um tipo de arcaísmo ecológico cartesiano, na busca de retorno a uma natureza perdida. Mauro Grün busca com essa obra discutir a relação, a conexão - que queremos estabelecer e ensinar - entre ética e educação ambiental. Um dos mais importante desafios para o século XXI.
 

O que estão dizendo - Escrever uma resenha

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

É por meio da Educação Ambiental que se forma uma consciência individual e social sobre os problemas ecológicos. Justamente por ser o seu campo de atuação e alcance tão extenso é que não se pode aprisionar a Educação Ambiental no formato de disciplina, porque ela precisa ser compreendida, praticada, vivenciada por todos os seres humanos, todos os dias, a todo o momento, independente da raça, idade ou condição social; vez que a sobrevivência da Terra depende de uma nova postura dos Homens com relação ao Meio Ambiente.
A Ética Ambiental conduz o Homem pelo caminho da harmonia e do respeito com a Terra e os seres vivos, fazendo com que ele se reconcilie com a natureza, afetiva e espiritualmente, mantendo uma visão holística e integrada do mundo.
 

Comentário do usuário - Sinalizar como impróprio

A degradação ambiental tem alcançado níveis jamais vistos; vivemos hoje uma crise ambiental sem precedentes. Faz-se necessária, portanto, uma reorientação da atuação humana em sua relação com o meio ambiente. Em tal contexto, a educação ambiental surge não só como necessidade, mas também como esperança. O autor busca discutir a relação, a conexão entre ética e educação ambiental. A Educação Ambiental não é algo assim tão novo. Ela efetivou-se como uma preocupação no âmbito da educação há mais ou menos duas décadas. A emergência da crise ambiental como uma preocupação específica da educação foi precedida de uma certa ecologização das sociedades. Essaecologização começou no momento em que o meio ambiente deixou de ser um assunto exclusivo de amantes da natureza e se tornou um assunto da sociedade civil mais ampla. 

Todas as 6 resenhas »

Páginas selecionadas

Conteúdo

I
9
II
15
III
59

Termos e frases comuns

Referências a este livro

Todos os resultados da Pesquisa de livros »

Informações bibliográficas