Novo diccionário da língua portuguesa comprehendendo: além do vocabulário commun aos mais modernos diccionários da lingua cêrca de 30:000 vocábulos que o autôr colheu: na linguagem popular das provincias e ilhas; em antigos manuscritosdo Torre do tombo e de outros archivos; no technologia industrial e scientifica ... e na linguagem brasílica, que contribuiu para esta obra com mais de 6:000 vocágulos, náo registados até agora em diccionários portuguêses ...

Capa
T. Cardos & irmao, 1899
 

Páginas selecionadas

Outras edições - Ver todos

Passagens mais conhecidas

Página xv - Quanto à ortografia que segui, declaro altamente, e de bom som, que na maior parte a sigo contra o meu parecer, é porque assim o querem...
Página 187 - DICCIONÁBIO, como termo alentejano, com a seguinte definição: — «tubozinho de lata, por onde sai a extremidade superior da torcida das lanternas. (De bicha, por allusão á torcida...
Página 260 - Fruto do castanheiro; fruto do cajueiro; rolo de cabelo; excrescência córnea da cabeça do cavalo; pi. peças de madeira ou ferro, pregadas no navio, e por onde passam os cabos ( Brás.
Página 174 - BARRAGEM, f. Tapume, feito de troncos de árvores e ramos entrelaçados, dentro da água dos rios, para impedir a passagem do peixe, obrigando-o a convergir para determinado ponto. BARRAL, m. Lugar onde há barro; terreno barracento. BARRAMENTO, m. As duas peças laterais da cama de ferro. Barras paralelas, ao longo do torno mecânico. BARRANCA.
Página 284 - Chaveta (e), (de chave]. Peca de ferro, na extremidade de um eixo, para nao deixar sair as rodas ou peca que segura urna cavilha.
Página 238 - MANUS; además mauzína en Coimbra. La clavija o eje que atraviesa la pértiga se llama bio en Chaves 1 y tabijáu en Coimbra.
Página 281 - Leito, local onde qualquer pessoa se acama. || Fundo de um quadro, de um tecido, de um escudo, de qualquer superficie colorida.
Página 375 - Dalmática, f. paramento, que os diáconos e subdiáconos vestem sobre a alva; * antiga vestimenta de bispos; túnica branca, bordada de púrpura, que se fabricava na Dalmácia.
Página 296 - ... que sao prácritos corrompidos, e empregando-se ora em engañar vendedores ou compradores de gados ñas feiras, ora na pirataria, no acrobatismo, etc.

Informações bibliográficas