Lógica

Capa
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2010 - 712 páginas

A Lógica de Luís António Verney é uma obra filosófica redigida em latim para uso dos jovens portugueses. Esta lógica estuda diversos assuntos de natureza não formal (alguns deles característicos da lógica pós-renascentista), como os referentes ao conhecimento, à investigação e exposição da verdade, aos universais, às espécies de ideias, aos enganos dos sentidos, à probabilidade histórica, hermenêutica, moral e física, à interpretação dos livros sagrados, às regras das disputas, à refutação das falácias, ao tema do pedantismo retórico e filosófico, e ainda a outras matérias. De qualquer modo, o autor apresenta um grande número de assuntos relativos à lógica formal, nomeadamente: as teorias da definição, da divisão, do juízo, da proposição (sobre a matéria, a forma, as espécies, a quantidade, a oposição, a equipolência, a conversão) e do silogismo (regras gerais e regras particulares das figuras, todas elas ilustradas com exemplos abundantes). Quase todas as questões constantes da Lógica de Verney são dignas de apreço. Mas importa salientar que elas são expostas com o recurso a numerosos exemplos para que os leitores da obra pudessem compreender com maior facilidade as doutrinas que encerram.

 

Conteúdo

INTRODUÇÃO
5
TEXTO E TRADUÇÃO
23
PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO
49
LIVRO PRIMEIRO História da Lógica
55
LIVRO SEGUNDO Natureza e Necessidade da Lógica
113
LIVRO TERCEIRO As ideias e os seus sinais
159
LIVRO QUARTO O Juízo e o Raciocínio
257
LIVRO QUINTO O conhecimento da verdade
353
LIVRO SEXTO A Investigação e a Exposição da Verdade
503
APÊNDICE Acerca da Arte Silogística
631
ANEXOS
671
ÍNDICE IDEOGRÁFICO
697
ÍNDICE ONOMÁSTICO
701
Direitos autorais

Termos e frases comuns

Sobre o autor (2010)

Amândio Coxito é professor catedrático jubilado de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Como docente e investigador, interessou-se pela lógica, pela filosofia do conhecimento, pela semântica e pela filosofia em Portugal. Neste último domínio, dedicou-se sobretudo aos séculos XVI a XVIII e de um modo especial aos Conimbricenses e a Luís António Verney, sobre os quais realizou várias publicações.

 

He is Professor Emeritus in Philosophy at the Faculty of Letters, University of Coimbra. As a teacher and researcher, his interests have included logic, the philosophy of knowledge, semantics, and philosophy in Portugal. In the latter domain he has dedicated himself in the main to the XVI and XVIII centuries and also in particular to the Conimbricans and Luís António Verney, about whom he has produced many publications.

Informações bibliográficas